segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A minha visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória





Enquanto a minha mãe ficou no Armazém das Artes em Alcobaça, numa formação, o meu pai levou-me ao Mosteiro da Batalha.

Disse-me o pai que o Mosteiro foi construído porque Portugal ganhou aos Espanhóis a Batalha de Aljubarrota e que uma pessoa muito importante para ganhar essa batalha foi a Padeira de Aljubarrota.

No princípio da visita achei uma grande seca porque estavam a fazer a missa e era preciso andar muito sossegado. Mas depois fomos ver um dos jardins chamado Claustro de D. João I e comecei a achar muito interessante. Fomos à casa do capítulo onde vimos os vitrais, muito bonitos. A seguir vimos o antigo dormitório e depois fomos ver as capelas imperfeitas onde está o túmulo duplo de D. Duarte e D. Leonor.

Como precisávamos de almoçar interrompemos a visita. Comemos umas sandes de panado muito boas e voltámos para ver mais do Mosteiro.

Visitámos então o claustro Afonsino que fica no primeiro andar e de seguida a nave central da igreja.

Tivemos de nos despachar porque estava na hora de ir buscar a mãe.

Gostei muito desta visita ao Mosteiro da Batalha e o papi prometeu levar-me a visitar outros monumentos.

O papi tirou fotografias e deu-me algumas para pôr aqui.

8 comentários:

antonior disse...

Foi assim mesmo....bem contado.
Disse-te que irias gostar. Que é um dos mais belos monumentos de Portugal e uma excelente construção gótica em qualquer lado do mundo. Como dizes temos mais para ver. O Mosteiro de Alcobaça de que já conheces parte, o Convento de Cristo em Tomar de que contarei estórias e histórias interessantes acerca dos Cavaleiros do Templo e muito mais.

Beijinhos do papi

Maria disse...

Janeco:
Que bom ter um pai que mostra, explica, conta histórias. E tu, sem esforço, vais aprendendo.
Sabes? Eu tive um pai assim. Por isso sei como é bom.
Sandes de panado? adoro.
Estás muito bonito na foto.
Beijinhos

Maria

Laura disse...

Olá querido Janita; eu também fui com o meu pai, percorrer o Mosteiros todo, fomos de combóio pois moravamos no Entroncamento e iamos os dois o meu mano e eu, andavamos na 3ª classe eu, e ele na 4ª, o pai gostava de nos levar e explicava tudo, por isso eu era a melhor em História na minha classe de meninas...

Estás lindo, grande, e todo um bom aluno interessado..
Muitos beijinhos da laura de Braga... Ainda te lembras dos beijinhos godos que me enviavas?

Laura disse...

Ah, olá, por falares na Padeira de Aljubarrota, quantas vezes o meu pai não me contou a valentia dela a dar os últimos pães aos invasores para que pensassem que ainda tinham muita farinha e muito pão ...e eu cá no peu pensamento diza para mim; ah, a mulher andou a dar ca pá de pôr o pão no forno, na cabeça dos bandidos...era miuda, tinha 8 anos quando lá fui e era boa em História de Portugal.
Beijinhos meu querido janita, daquels godinhos..da, tia laura.

Sangue é vida que se Dá disse...

Olá meu amor,que lindas fotos,e que lindo é o trabalho cultural que escreveste,a tia nunca foi ver o Mosteiro de Alcobaça,o da Batalha ja vi,achei muito interessante,é bom saber essas coisas, estar por dentro da historia de Portugal,coisa que eu no meu tempo aprendia, mas não visitava,sabes João eu andei na escola ja la vão uns bons anos,ja de la saì precisamente á 41, eram outros tempos,mas a história era a mesma que o Papi te contou,acho muito bem que vás visitar mais,o conhecimento cabe sempre em cada um de nós,e é muito bom saber ,aprender,a tia ainda hoje gosta bastante de aprender,vá lá ja leu tudo? então agora a minha ganda beijoca nessa bochexa linda.

Sangue é vida que se Dá disse...

Hoje é um dia especial
Um dia alegre e bom
Vamos gritar bem alto
E todos no mesmo tom

PARABÉNS Jooãããoooo
Feliz dia para ti
É dia de aniversário
Agarra a vida e sorri
Que por muito que espreites
A vida esconde sempre
Tudo o que penssa de ti.

Um grande abraçinho da tia Rosa Neste dia especial
Espero ver-te qualquer dia
Nem que seja pró Natal.

marialascas disse...

Olá.Tens razão é um monumento muito bonito. E as fotografias também estão muito bonitas. Um beijinho para ti neste dia tão especial - 5/10.

O Encapuçado disse...

Um beijinho com sabor a Outono, que as folhas caem, o vento sopra e o sol quase que se foi..Um xi da laura